Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Unhas frágeis: tire suas dúvidas

O que fazer quando apesar dos cuidados básicos de higiene pessoal as unhas quebram antes de atingir o tamanho desejado? Mesmo curtas soltam camadas? Mantê-las limpas e esmaltadas é o suficiente para que permaneçam sempre fortes?

As unhas são estruturas ricas em queratina que além da função estética possuem participação na defesa do organismo em relação ao meio externo. Como seu crescimento é influenciado por  hormônios  e nutrientes é esperado que qualquer deficiência nutricional e/ou alteração hormonal curse com alterações na qualidade e aspecto das unhas que podem apresentar-se finas, opacas, descamativas e onduladas.

CAUSAS

Além disso doenças sistêmicas podem ser a causa como doenças na tireóide, anemia, bulimia, anorexia, diabetes, doenças renais, hepáticas ou pulmonares crônicas e doenças gastrintestinias quando prejudicam a absorção dos alimentos.

As deficiências de proteínas, zinco, enxofre, ferro, vitaminas A, B, C e/ou biotina  também prejudicam a formação de unhas saudáveis. Para uma produção adequada é importante que as células da matriz ungueal (região próxima a cutícula) e a circulação do leito ungueal estejam funcionando normalmente e  para isso não pode haver deficiência das sustâncias citadas. Como as unhas são formadas de proteínas com aminoácidos ricos em enxofre fica clara a importância desses nutrientes.

TRATAMENTO

A prevenção e tratamento envolvem evitar o contato prolongado com água e agentes químicos (acetona, detergente), o que pode ser obtido com o uso de luvas. Hidratar as unhas mais de uma vez ao dia. Suplementar vitaminas e oligoelementos diariamente na forma de comprimidos, visto que muitas vezes é difícil conseguir os mesmo níveis somente pela dieta. Tentar substituir esmaltes que contenham formaldeído e removedores que contenham acetona. Usar bases para unhas fracas, pois possuem sustâncias hidratantes e aumentam a aderência entre as lâminas de queratina das unhas. Manter as unhas curtas para evitar traumas de repetição (digitadores).

Se a causa do problema for metabólico é necessário tratar a causa. No hipotireoidismo ou hipertireoidismo o endocrinologista deverá corrigir os níveis hormonais.  Na anemia ferropriva é necessário suplementar ferro e investigar a causa da anemia. As doeças gastrintestinais que causam diarréia crônica devem ser  tratadas pelo gastroentereologista.

Portanto, se você está sofrendo com a aparencia das suas unhas, tente modificar hábitos que influenciam na qualidade das unhas. Se apesar disso mantiver o problema, procure um dermatologista.