Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Suor excessivo nas axilas, mãos e pés tem tratamento!!

O suor é necessário para o controle da temperatura corporal, especialmente durante o exercício ou sob temperaturas mais elevadas do ambiente. Em dias muito quentes ou durante atividades físicas intensas é normal que ocorra aumento da quantidade de suor liberado pelo corpo todo.  A sudorese intensa, às vezes, constante, piora após estresse  ou tensão emocional em regiões localizadas do corpo como axilas, palmas das mãos e plantas dos pés é considerada hiperidrose.

Deve ser tratada quando causa constrangimento ou prejudica atividades diárias profissionais ou sociais. É comum a pessoa relatar que não se sente apta a dar um aperto de mão ou que tem dificuldade para escrever.

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente podemos encontrar outros casos na família.

As opções de tratamento  incluem:

  • Injeções locais de toxina botulínica (Botox®) cujo efeito tem duração de 6 a 8 meses. Apresenta a vantagem de diminuir o suor na área aplicada  sem causar aumento compensatório em áreas não tratadas.  Tem como desvantagem a dor durante a aplicação, que pode ser minimizada com o uso de anestésico tópico (Dermomax®, Emla®) e gelo. A aplicação da toxina é feita por  dermatologistas.
  • Aplicação diária de soluções alcóolicas ou cremes que contenham cloreto de alumínio. São considerados a primeira linha de tratamento para o excesso de suor, pois são menos invasivos. São aplicados sobre a pele e agem bloqueando ou tampando os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a quantidade de suor que chega à pele.
  • Uso de medicamentos  antidepressivos, ansiolíticos ou anticolinérgicos. Devido aos efeitos colaterais, não são prescritos por longos períodos e muitos pacientes abandonam o tratamento.
  • Simpatectomia Torácica: técnica cirúrgica em que as glândulas sudoríparas param que receber estímulos para produzir e liberar suor. É feita por cirurgiões torácicos. Apresenta os riscos inerentes a qualquer processo cirúrgico.Tem a vantagem de apresentar resultado permanente, porém tende a causar hiperidrose compensatória, isto é, alguma parte do corpo apresentará sudorese excessiva, geralmente o dorso.