Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Preenchimento x Botox: Qual a diferença?

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica (Ex: BOTOX®) age impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. A substância é aplicada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que  causam as linhas de expressão. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa.

A aplicação em locais inadequados ou o uso de doses erradas pode levar a resultados indesejados, como desvios musculares ou expressões com aspecto pouco natural (“face congelada”). Por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito por médico capacitado e treinado.

Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (região entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha").

Os resultados começam a aparecer após, aproximadamente, 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. A duração do efeito varia de 3 a 6 meses.

Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça de leve e curta duração logo após a aplicação e também a formação de pequena equimose ("mancha roxa") no local da aplicação.

A ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior) pode ocorrer em 1% dos casos, sendo reversível em cerca de 2 semanas.

PREENCHIMENTO CUTÂNEO

O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na aplicação de substâncias por meio de agulha ou cânula fininhas sob a área da pele a ser tratada. O efeito é elevar a pele e diminuir a sua profundidade com consequente melhora do aspecto.

A técnica é muito utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (aquele que vai do canto do nariz ao canto da boca), os sulcos ao redor dos lábios (apelidados de "código de barras") e sulco nasojugal (calha das lágrimas).

Também é usado para aumento labial, correção de cicatrizes de acne e reposição volumétrica em áreas onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento tais como o dorso das mãos e para aumento dos lábios e recuperação do contorno facial.

Entre as substâncias utilizadas para realizar o preenchimento cutâneo estão o ácido hialurônico, hidroxiapatita de calcio, o metacrilato e a própria gordura do paciente.

O ácido hialurônico (Juvederm®, Surgiderm®, Perfectha®, Esthelis®, Rennova®, Restylane®, Teosyhal®...) é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido o mais utilizado dos preenchedores.

O ácido hialurônico, apesar de produzido em laboratório, é um componente natural da pele; por isso não causa alergia.

Pode ocorrer formação de manchas roxas nos locais de aplicação, transitórias e que podem ser disfarçadas com corretivo, não havendo necessidade de afastamento das atividades sociais. A duração do preenchimento varia de 6 a 24 meses.  

Na hora da escolha para o uso desses procedimentos estéticos minimamente invasivos, o ideal é manter o equilíbrio e naturalidade de resultados. Já foi o tempo de lábios excessivamente carnudos, bochechas grandes e testa totalmente imóvel. A beleza está nos detalhes. Manter a jovialidade com resultados naturais não chama tanta a atenção e ainda desperta o mistério da manutenção da beleza.