Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Poros Dilatados

A queixa de pele grossa com poros dilatados evidentes é muito comum no consultório dermatológico. Todos almejam uma pele fininha e viçosa, cuja ausência apenas de manchas e espinhas não é o suficiente. Então saiba como obtê-la e quais são os cuidados para mantê-la assim.

Os poros têm a função de regular a hidratação cutânea. O calor e determinados hormônios como testosterona e cortisol estimulam a produção das glândulas sebáceas e no caso das peles mais oleosas com glândulas hipertróficas essa produção excessiva de sebo faz com que os poros se dilatem, tornando-se mais visíveis. Poros abertos podem ser sinal ainda de uma pele saturada, repleta de resíduos de maquilagem, impurezas, células mortas, cravos e produtos utilizados no dia-a-dia, que muitas vezes apresentam fórmulas carregadas de óleo. A exposição solar também tende a piorar o problema com o passar dos anos.

O tratamento dessas peles deve ser feito diariamente em casa e pode ser combinado a procedimentos realizados no consultório como peelings, laser e radiofrequência fracionados. A rotina diária deve incluir a limpeza com sabonetes e loções adstringentes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, sulfacetamida sódica, entre outros. Além disso, loções cremosas ou géis com ácidos que proporcionem o afinamento da pele como os conhecidos ácidos retinóico e glicólico, por exemplo, são fundamentais para o sucesso do tratamento. É claro que para que a pele suporte tantos ácidos e sustâncias que reduzem a produção de sebo pelas glândulas é necessário a associação de hidratantes, de preferência com filtros solares, com características não obstrutivas.

Medicamentos orais como a isotretinoína podem ser combinados ao tratamento conferindo excelentes resultados.

Os peelings podem realizados a cada 15 dias no consultório sendo que o número de sessões dependerá do resultado obtido.

Os lasers ou radiofrequências fracionadas além de reduzirem o tamanho dos poros, ajudam a restaurar o brilho e a aparência de uma pele jovem, suavizando a textura irregular e outros danos causados pelo fotoenvelhecimento, como manchas e cicatrizes de acne. Agem na camada intermediária da pele, aquecendo-a suavemente e estimulando a produção de colágeno. São procedimentos que não tiram o paciente da rotina. A maioria das pessoas apresenta uma vermelhidão facial com um discreto inchaço logo após o procedimento e a vermelhidão desaparece progressivamente em até 7 dias sendo facilmente disfarçada com maquilagem. O número de sessões depende da tecnologia e aparelho escolhidos.