Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Manifestações dermatológicas das deficiências vitamínicas

Tornou-se muito comum o consumo de polivitamínicos com diversas finalidades como prevenir resfriados, melhorar unhas e cabelos, combater os radicais livres, fornecer energia e disposição, entre outros. Mas, será que as pessoas tem idéia de quais manifestações dermatológicas podem aparecer em deficiencias vitamínicas?!

O déficit vitaminíco pode surgir quando a dieta é inadequada ou quando a absorção dos alimentos está comprometida, portanto, pessoas com anorexia, vegetarianos muito rigorosos, alcoolistas crônicos, gestantes, nutrizes, indivíduos com doenças do trato gastro intestinal, entre outros, podem ser vítimas.

Os sintomas no organismo são muito variados porque dependem da vitamina em falta e da intensidade da carência vitamínica, mas alguns  sinais e sintomas dermatológicos mais típicos são:

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A: pele seca, descamativa,  pápulas (“bolinhas”) de aproximadamente 1mm, levemente ásperas, acometendo principalmente cotovelos, joelhos, laterais de coxas, braços e nádegas, cor da pele ou um pouco mais escuras.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C: vermelhidão, inchaço e pontos de sangramento na gengiva com risco de perda dos dentes durante a evolução do quadro, dificuldade de cicatrização de feridas, aparecimento de equimoses (“manchas roxas”) disseminadas.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS DO COMPLEXO B: as manifestações da deficiência de vitaminas do complexo B são diversas e dependem se a carencia é principalmente de B1, B2, B3, ácido pantotênico (B5), B6 ou B12. Apesar de cada deficiência ter suas manifestacões mais típicas, é comum a associação de várias deficiências em um mesmo individuo, pois a causa é a desnutriçao. Os individuos mais afetados são os alcoolistas crônicos.

DEFICIÊNCIA DE  B1(Tiamina): presença de feridas nos cantos da boca e modificação da língua que se torna mais lisa e avermelhada. A manifestação mais típicada deficiência é o Beribéri que se caracteriza por: insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, emagrecimento, perda de apetite e de energia, dores no peito e no abdômen, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.

DEFICIÊNCIA DE B2 (Riboflavina): feridas nos cantos da boca e modificação da língua que se torna mais lisa e avermelhada, fissuras nos lábios, descamações e vermelhidão na face (semelhante a dermatite seborreica) e genitais.

DEFICIÊNCIA DE B3 ( Niacina): Vermelhidão em áreas expostas ao sol que se torna violácea com inchaço, bolhas e escurecimento da pele. As áreas mais afetadas são face e “V do decote”. Além das manifestações dermatológicas, o quadro se acompanha de diarréia e demência e recebe o nome de pelagra.

DEFICIÊNCIA DE B5 (acido pantotênico): fraqueza de unhas e cabelos.

DEFICIÊNCIA DE B6 (Piridoxina): descamação couro cabeludo, ombros, nádegas, alisamento da língua, feridas nos cantos da boca.

DEFICIÊNCIA DE BIOTINA (B7 ou B8): Presença de lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, sobrancelhas, cilios, ao redor da boca, semelhantes a dermatite seborreica.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 (cianocobalamina): língua lisa, avermelhada e dolorosa, manchas escuras sobre articulações das mãos e dos pés, palmas e plantas, mucosa oral, estrias longitudinais escuras nas unhas e cabelos acinzentados. Além disso, anemia, alterações de sensibilidade em mãos e pés, alterações de memória.