Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Ferida no lábio? Será que é herpes?!!

Um dos problemas de pele mais comuns no mundo são aquelas feridinhas que aparecem nos lábios. Elas caracterizam o famoso herpes que por ser extremamente contagioso.

O herpes é uma doença geralmente benigna, causada por um vírus chamado Herpes simples.

 

Uma vez infectado, o paciente sempre terá o vírus em seu corpo. Ele permanece no organismo em estado de latência, como se estivesse “dormindo” e se manifesta geralmente quando a imunidade do corpo está baixa, causando as feridas.

 

O herpes é causado pelo vírus herpes simples que pode ser do tipo 1 ou 2. O tipo 1 afeta principalmente a mucosa da boca e é transmitido por contato direto ou saliva. O tipo 2 ataca geralmente a mucosa genital e é uma doença sexualmente transmissível. Nos dois casos, a ferida segue um ciclo.

Primeiro, surge no local uma vermelhidão discreta, ardência e um pequeno inchaço. Grupos de pequenas bolhas de água aparecem em cima dessa área.

Elas estouram formando uma ferida úmida. Esta é a fase mais dolorosa da doença e também, a fase mais contagiosa pois o líquido que sai das bolhas é rico em células hospedeiras do vírus. Geralmente as pessoas resolvem buscar tratamento nesta fase, o que é um erro já que o tratamento tem mais resultado na fase inicial.

 

Uma crosta se forma na ferida. É importante manter o local limpo para evitar uma infecção bacteriana secundária, já que a barreira protetora da pele foi afetada.

 

Por fim a área pode ficar ligeiramente vermelha por vários dias, às vezes até semanas, até que a cicatrização se complete, sem deixar qualquer marca.  As feridas de herpes duram em média entre 10 e 14 dias.

O herpes do vírus tipo 1 aparece geralmente nos lábios, mas em alguns casos, ele também pode aparecer no canto do nariz ou até nas bochechas.

Há raras chances da doença se complicar mas pode acontecer. Nestes casos, o vírus afeta os olhos podendo levar a queratoconjuntivite ou até a cegueira. 

O vírus também pode causar a encefalite, inflamação aguda do cérebro que é altamente letal No caso do herpes do vírus tipo 2, a ferida aparece na mucosa genital de homens e mulheres, causando bastante dor. Outros sintomas são febre, mal-estar, dores musculares e de cabeça, dores ao urinar e corrimento. A maioria das infecções no entanto não apresenta sintomas.

Do mesmo modo que no herpes da boca, o vírus do herpes genital permanece no corpo do paciente a espera da debilidade do sistema imunológico para voltar a aparecer.

Um caso que deve ser acompanhado com atenção é o das grávidas que apresentam herpes, pois elas podem infectar o bebê pelo útero ou no momento do parto. Como os recém-nascidos têm um sistema imunológico ainda muito fraco, a infecção é bastante agressiva com risco até de óbito. É importante entender que quem tem herpes está sempre com o vírus no organismo, mas ele não se manifesta até encontrar uma oportunidade. Alterações relacionadas ao aparecimento das feridas:

·         Resfriados e outras infecções

·         Exposição ao sol

·         Alterações hormonais

·         Estresse físico ou emocional

·         Lábios machucados ou muito secos

Com o tratamento correto, o herpes dura muito menos tempo, as complicações perigosas são evitadas e a frequência de recidivas diminuída. Ele é feito com comprimidos e cremes anti- virais. O ideal é começar a medicação assim que as primeiras manifestações ocorrerem.

Analgésicos comuns podem ser usados para diminuir a dor.

Não há vacina, mas alguns remédios podem reduzir os sintomas e o perigo de complicações.

Algumas pequenas atitudes podem ajudar muito: Evite espremer, beliscar ou tirar as bolhas;Evite comer alimentos muito salgados ou ácidos que pioram a dor no local.

 

Lave a área da ferida com água e sabão neutro delicadamente.

 

Se quiser passar um batom ou protetor labial, use uma ferramenta descartável para aplicá-lo ou você contaminará o produto e qualquer pessoa que usá-lo depois de você, inclusive, você mesmo!

Fique atento: Se aparecer uma secreção amarela perto das feridas, você pode ter adquirido uma infecção por bactérias. Procure seu médico imediatamente.  Mas se o herpes não tem cura, o que podemos fazer para evitar que ele apareça? Existem algumas medidas simples que podem ajudar:

-Use protetores labiais especialmente quando se expuser ao sol ou ao vento.

-Evite situações estressantes e doenças que possam reduzir a sua imunidade.

-Descanse bastante! Noites mal dormidas costumam “acordar” o vírus do herpes!

 Não deixe de curtir a vida por causa da herpes, mas lembre-se também que quando ele se manifesta, não tem jeito, é contagioso! Pense na sua saúde e na dos outros também!