Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Eu tenho caspa? Por que?

Cabelos bonitos e bem cuidados aumentam a autoestima de qualquer pessoa. Mas quando um probleminha chato como a caspa aparece, o efeito é ao contrário!

A caspa é na verdade uma doença de pele chamada Dermatite Seborreica. A Dermatite Seborreica é um problema muito comum que afeta quase todo mundo pelo menos uma vez na vida. Ela está ligada a um aumento de produção de sebo e inflamação das glândulas que o produzem no couro cabeludo e, às vezes, outras áreas ricas em glândulas sebáceas. A raiz dos fios de cabelo está sempre conectada a uma glândula sebácea.

Quando em contato com hormônios sexuais masculinos, estas glândulas aumentam sua atividade, produzindo sebo em excesso, que se acumula sobre o couro cabeludo.

É preciso deixar claro que tanto homens quanto mulheres possuem hormônios masculinos, mas em quantidades diferentes.

 

O excesso de óleo no couro cabeludo causa coceira, descamação, vermelhidão da pele e a formação de crostas que ao se soltarem, caracterizam os flocos brancos da caspa.

Para piorar, um fungo que normalmente habita a pele humana e se alimenta de sebo, se prolifera com velocidade ao encontrar o quadro da dermatite seborreica.

Além da época da puberdade, alterações hormonais também ocorrem na gravidez, após a menopausa e durante períodos de stress, sendo propício para o desenvolvimento dessa dermatite.

 

Uma característica da pele é que ela produz bastante óleo como uma forma de defesa, portanto, o problema pode se agravar com alterações climáticas, principalmente tempo frio e seco ou exposição exagerada ao sol.

 

Cuidados inadequados como uso excessivo de condicionadores próximo ao couro cabeludo, pouco enxague e água muito quente também podem piorar a situação.

 A dermatite seborreica é um problema crônico, que não tem cura definitiva e mesmo sendo tratado, pode se manifestar de tempo em tempo. Vamos ver agora como é o controle dos sintomas.

Os casos mais simples podem ser tratados com xampus anti-caspa que contém ingredientes ativos como alcatrão, zinco, selênio e ácido salicílico que diminuem a inflamação e controlam a produção sebácea. Eles possuem ainda agentes antifúngicos.

Nos períodos de crise os xampus devem ser usados diariamente permanecendo 5 minutos no cabelo antes de serem enxaguados. Quando os sintomas estão controlados podem ser usados 2 vezes por semana.

Em alguns casos, a dermatite seborreica pode atingir também a pele do rosto, orelha e tórax.

São usados então produtos com os mesmos princípios ativos dos xampus.

Quando o uso destes produtos não é suficiente, são indicados remédios de uso tópico ou oral que necessitam de prescrição médica. Os corticóides combatem a inflamação e os retinóides inibem as glândulas sebáceas. Também são usados imunomoduladores, já que a dermatite seborreica é de certa forma uma reação exagerada da pele frente a uma agressão. Mesmo sendo um problema comum, a caspa deve ser tratada sob orientação de um médico pois outros problemas de pele podem ser confundidos com a mesma, como psoríase e micose. Além disso existem muitos produtos no mercado que tratam apenas os sintomas, mas não atingem a causa. Mais um motivo para você procurar um profissional competente!