Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Como evitar a micose!!

Micose é o nome dado às infecções da pele causadas por fungos provenientes do solo, de animais ou de outras pessoas.

As micoses se localizam na parte externa da pele e nas unhas. Seus fungos se alimentam de uma proteína chamada queratina.

 

Uma das micoses mais comuns é a dos pés, entre os dedos, também chamadas de frieira ou pé-de-atleta. Ela se tornou conhecida assim porque é comum em esportistas que usam muito tênis e freqüentam vestiários públicos de academias e clubes. Geralmente essa micose se instala entre os dedos apresentando descamação, fissura e coceira.

Não é uma doença grave mas deixa o pé com uma aparência bem feia que leva a grande constrangimento além do desconforto causado pela coceira.

 

As micoses dos pés e em menor escala, das mãos, geralmente infectam as unhas também. Elas perdem a cor e o brilho, aumentam de espessura e tornam-se quebradiças. Quando não são tratadas podem ser completamente destruídas pelos fungos. E se você está achando que micose é coisa apenas de quem anda por lugares muito sujos, preste atenção, pois ela pode estar presente em ambientes que você nem imagina. Veja agora algumas formas de se contrair micose:

 

Vestiário com chão úmido

 

 

Alicates, tesouras e lixas de unha

 

 

 

Roupas, toalhas, calçados e luvas

 

Roupas úmidas e sapatos fechados

 

 

 

Hoje em dia existem muitos remédios antifúngicos para micose que são eficazes e seguros. Eles são

encontrados em forma de sprays, pós, cremes e pomadas. Um problema comum do tratamento é que muitos pacientes pensam que o fungo foi eliminado ao notar a melhora da aparência da pele e param de se medicar. Assim, o fungo volta a se proliferar, ficando ainda mais resistente.

No tratamento da micose das unhas é preciso ser ainda mais persistente pois ele dura no mínimo 6 meses!

Antes de aplicar a medicação é sempre importante estar com o pé bem limpo e seco. Escolha um momento tranquilo em que o pé não precisa ser calçado e nem se movimentar, como antes de dormir.

Quando o tratamento tópico não funciona é importante associar uma medicação via oral ou tratamentos a laser.

Tão importante quanto tratar a micose, é prevenir. Para isso várias medidas são importantes:

 

 - Mantenha os seus pés secos, principalmente na área entre os dedos.

 

- Use meias de material natural como algodão e troque-as diariamente.

 

- Também preste atenção aos seus calçados! Deixe-os sempre em lugares secos e ventilados. Alterne o uso deles e não use sapatos emprestados!  É importante também que os calçados sejam confortáveis, pois traumas nas unhas e nos pés facilitam a entrada e proliferação dos fungos.

 

-Quando estiver num banheiro coletivo, use sempre o chinelo.

 

 Com pequenos cuidados é possível se prevenir desta grande dor de cabeça! Seus pés agradecem!