Tel: (11) 3819-9674   (11) 2306-1575   Whats: (11) 96966-1818

Celulite: ganhe esta guerra conhecendo seu inimigo

Com a chegada do verão começamos a programar viagens para praia, sabemos que frequentaremos mais as piscinas do clube, compramos  biquini novo e, apesar  do entusiasmo,  não conseguimos fazer de conta que não estamos incomodadas com ela: a celulite. Calma, ainda é possível  melhorá- las, mas entenda que a prevenção deve ser mantida o ano todo.

Diversos fatores estão relacionados ao aparecimento e evolução do problema. Sabemos que o aumento de gordura nas células piora a microcirculação sanguínea e compromete a drenagem linfática; essa piora serve de estímulo à produção de mais gordura. Desta forma, um ciclo vicioso é formado e, se não interrompido, dificilmente será revertido.  

O consumo calórico acima das necessidades diárias leva a produção e armazenamento de gordura. Nós mulheres, pela ação do hormônio feminino estrogênio,  concentramos esse excesso nos quadris e coxas. Além de levar em consideração o valor calórico dos alimentos, também não devemos exagerar nos alimentos com sal e carboidratos(doces, massas). O sal causa retenção hídrica (inchaço) e o exagero de massas e doces  aumenta os níveis de insulina que estimulam produção de gordura. O consumo de proteínas (carne, peixe, ovos) deve ser adequado para manter a firmeza da pele e a ingestão de muito líquido e fibras impede que a circulacão fique lentificada.

Evite bebidas alcoólicas pois estimulam a produção de gordura e o tabagismo que compromete a microcirculação.

Fazer exercícios físicos, além de queimar gorduras, melhora a circulação. Abandone o sedentarismo e  aproveite o verão para iniciar caminhadas diárias. Com a melhora evidente, a motivação se manterá mesmo no inverno. A atividade física melhora ainda a ansiedade e depressão,  fatores que pioram a celulite por causar aumento de cortisol e catecolaminas pelo organismo.

A presença de varizes e inchaço nas pernas evidencia o comprometimento da circulação. É importante melhorar a drenagem linfática e tratar a insuficiência venosa para sair do ciclo vicioso. Sabemos que tanto a celulite quanto as varizes apresentam predisposição genética, mas nem por isso devemos deixar de aderir a práticas que evitam a piora progressiva.

Alguns medicamentos como anticoncepcionais, corticosteroides e hormônios tireoideanos podem contribuir para intensificar o problema, porém se necessários devem ser mantidos.

As modificações no estilo de vida como orientado acima são fundamentais no tratamento.  Além disso dispomos de diversos recursos  capazes de melhorar  a celulite por estimular  a produção e o remodelamento de fibras colágenas, melhorar  a drenagem linfática e a insuficiência vascular (varizes), causar queima de gordura e destruição de septos fibrosos entre as células gordurosas.  Esses procedimentos incluem : endermologia, drenagem linfática manual, pressoterapia, ultrassom, laser, radiofrequência, infravermelho, carboxiterapia, subcisão, entre outros.  Vale enfatisar que além de melhorar a celulite, essas técnicas agem  nos seus fatores causadores, sendo portanto preventivas.

Outra forma de tratamento é o preenchimento das áreas deprimidas com ácido hialurônico ou a chamada lipoenxertia estruturada. O produto  é aplicado no consultório com auxílio de uma fina cânula, não causa alergia e tem duração média de 1 ano. Já na lipoenxertia estruturada, técnica feita em hospital, utiliza-se pequena quantidade de gordura do próprio paciente que é tratada e aplicada precisamente junto com células tronco de maneira que melhora a textura da pele na região.

O método terapêutico mais adequado depende de uma avaliação individualizada e da quebra do ciclo vicioso. Geralmente, a associação de técnicas fornece os melhores resultados.